Vazamento de dados: cibersegurança previne danos à reputação e à saúde financeira do negócio

22 de julho de 2024

A preocupação com a segurança da informação já é uma realidade em pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos. Com a crescente digitalização dos negócios, que gera uma quantidade massiva de dados diariamente, proteger essas informações é fundamental para manter a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados, além de evitar danos irreparáveis à reputação e à saúde financeira de empresas e clientes.

Os ciberataques têm consequências graves, como perda de dados, interrupção de serviços, danos financeiros e reputacionais para as vítimas. Por isso, as organizações empregam várias medidas de segurança cibernética, como firewalls, antivírus, autenticação multifatorial e atualizações de software, para mitigar riscos.

Vazamentos de dados cresceram 70% 

Segundo dados do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o número de ocorrências de vazamentos de dados já é o maior na história, com ataque de ransomwares crescendo 70% nos últimos nove meses de 2023, quando comparado ao mesmo período em 2022. A preocupação de especialistas é que os dados expostos possam servir de munição para novos ciberataques.

Durante o feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, em 4 de julho, um único hacker foi responsável pela divulgação de quase 10 bilhões de senhas, no que pode ser o maior vazamento de dados da história. No Rio de Janeiro, a Polícia Civil prendeu, em 8 de julho, um grupo suspeito de hackear agências bancárias do Banco do Brasil (BBAS3), causando um prejuízo estimado em R$ 40 milhões. Outra empresa brasileira que enfrentou um recente ataque de ransomware em seu data center foi a Braspress, pioneira no ramo de logística. O golpe impactou a operação de 280 servidores no dia 7 de julho. 

Principais consequências de ciberataques

A segurança da informação é essencial para proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados, uso indevido, divulgação, destruição, modificação ou interrupção. Dados sensíveis podem incluir informações pessoais de clientes, dados financeiros, segredos comerciais e propriedade intelectual. Vazamentos de dados podem resultar em uma série de consequências negativas, como:

  1. Perda de confiança: a percepção de que a empresa não pode proteger informações pessoais pode levar à perda de clientes e danos à marca.
  2. Impacto financeiro: vazamentos de dados podem resultar em multas e penalidades, especialmente se envolverem violações de regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil ou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia. Além de custos relacionados à investigação e mitigação do vazamento e possíveis processos judiciais.
  3. Interrupção dos negócios: sistemas podem precisar ser desativados para conter o vazamento e a recuperação pode ser demorada e cara.
  4. Concorrência desleal: informações vazadas podem ser usadas por concorrentes para obter vantagem competitiva no mercado.

Vazamento de dados: como as empresas podem se proteger

As empresas devem adotar uma abordagem abrangente de segurança da informação que inclua políticas, procedimentos e tecnologias. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

  1. Treinar funcionários para reconhecer e evitar ameaças de segurança, como phishing e malware. A conscientização contínua ajuda a criar uma cultura de segurança.
  2. Manter todos os sistemas e softwares atualizados com os patches de segurança mais recentes corrige vulnerabilidades conhecidas.
  3. Implementar controles de acesso rigorosos garante que só indivíduos autorizados podem acessar informações sensíveis, como a autenticação multifator (MFA).
  4. Criptografar dados em trânsito e em repouso protege informações sensíveis contra acessos não autorizados.
  5. Ferramentas de monitoramento e detecção de ameaças identificam atividades suspeitas e respondem rapidamente a incidentes de segurança.

A segurança da informação é uma responsabilidade contínua e compartilhada que exige investimentos adequados. Ao implementar práticas robustas de segurança, as empresas podem minimizar os riscos de vazamento de dados e proteger suas operações, reputação e clientes. Precisa de consultoria para implementar ferramentas de cibersegurança na sua empresa? Converse com a ACCyber.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.